Shotgun Forum banner

Ano de fabrico de armas de fogo italianas

1 reading
411K views 54 replies 37 participants last post by  sveinroppen  
#1 · (Edited by Moderator)
Todas as armas de fogo fabricadas na Itália são obrigadas por lei a serem testadas pela Casa de Prova do Governo, que marca a arma de fogo com vários símbolos, um dos quais é um código que identifica o ano em que a arma de fogo foi testada. Uma chave para o código é mostrada abaixo.

Observação: O código da data não faz parte do número de série. Leia o parágrafo abaixo para saber onde encontrar o código da data.

Nos últimos anos, o código de duas letras geralmente foi fechado em um retângulo. Em espingardas, a marca geralmente é encontrada na parte inferior do cano. Pode ser necessário remover a coronha e, às vezes, remover os canos do receptor, a fim de expor a marca. Também vi o código da data na parte inferior da estrutura (receptor) de uma semiautomática, mas nunca o vi no receptor de uma arma de ação de quebra.

Em pistolas recentes, a marca geralmente está localizada na estrutura, perto da guarda do gatilho, e para pistolas mais antigas, a marca está no slide ou na estrutura atrás da área da empunhadura.

Em alguns casos, a data real em algarismos arábicos pode ser usada, ou uma combinação de algarismos romanos e arábicos. Por exemplo, 1972 é geralmente representado por XXVIII, mas em alguns casos, pode ser escrito XX8 ou como 1972. Além disso, durante os anos de 1945-1953, algumas Berettas podem ser marcadas com os números arábicos 1-9 em vez dos algarismos romanos I-IX.

Durante os anos de 1935-1943, antes que o sistema de código nacional fosse promulgado, algumas Berettas foram marcadas com os algarismos romanos XIII (1935) a XXI (1943). Assim, armas que carregam esses algarismos romanos podem precisar de evidências adicionais para estabelecer o ano de fabricação. A Beretta não usou nenhum código de data em 1944.

Não está claro para mim quando as armas de fogo de fabricantes italianos, além da Beretta, começaram a ser marcadas com códigos de data - pode ter sido em 1954, com o algarismo romano X.

Atualização: (Isso foi originalmente postado em 2006.)
CD - 2009
CF - 2010
CH - 2011
CI - 2012

Segunda atualização - 2/10/2014
CL - 2013
CM - 2014

ARMAS FEITAS NOS EUA: Os códigos de data acima se aplicam apenas a armas feitas na Itália. Para armas fabricadas desde 1988 nos EUA pela Beretta USA, a data pode ser rastreada pelo número de série. Veja: http://www.berettasupport.com/applications/tech_data/schematics_search_new.htm

#4 ·
O meu A303 tem algumas marcações na parte inferior do cano e tive dificuldade em descobrir o que era o quê. Então, liguei para o Atendimento ao Cliente Beretta (800-237-3882). Depois de esperar cerca de 5 minutos, o representante me informou que, com base no número de série, eles têm registros do ano/mês de fabricação - o meu foi construído em abril de 1992.

#6 ·
Joe, você deve estar olhando para o número de série. Como diz a grande nota vermelha perto do topo da página, o código da data não faz parte do número de série, é completamente separado.

#7 ·
Eu entendo que o ano de fabricação é marcado com 2 letras antes do número de série. Quero comprar em um leilão uma espingarda beretta, mas eles não se referem ao dia de fabricação ou a essas marcas, eles se referem apenas ao número de série. Existe alguma possibilidade de encontrar o tipo de arma ou o dia de fabricação através do número de série? ex. F11824E. Obrigado desde já!

#8 ·
xristoforos_ath said:
Eu entendo que o ano de fabricação é marcado com 2 letras antes do número de série.
Não, não, não! Diz perto do topo desta postagem, que o código para o ano de fabricação não faz parte do número de série. O código de duas letras que informa o ano de fabricação não está relacionado ao número de série. A Beretta pode ter registros que tornam possível determinar a data exata de fabricação a partir do número de série, mas, tanto quanto eu sei, essa informação não está disponível ao público. Se eles tiverem esses registros, você teria que entrar em contato com eles, fornecer o número de série e pedir que eles o consultem. Eu não sei se eles farão isso ou não.

#12 ·
delorina said:
Que tipo de pregador devo comprar para substituir as tábuas da minha cerca de madeira? Algumas crianças estão constantemente quebrando as tábuas de madeira (com cerca de 6 pés de altura e cerca de uma polegada de espessura) da nossa cerca. É algo contínuo e estamos constantemente substituindo as tábuas. Gostaríamos de comprar um pregador (esperançosamente barato) que seja versátil o suficiente para isso e para uso leve em casa (por exemplo, colocar molduras). Além disso, vimos pregadores/grampeadores combinados online. É possível que este tipo de arma possa ser usado para consertar a cerca?
Se você acha que deveria postar em um site de entusiastas de espingardas para obter conselhos sobre qual pregador comprar, sugiro que esqueça até mesmo de tocar em um pregador. Na verdade, você pode nem estar qualificado para usar um martelo. Se você comprar um martelo, certifique-se de ler as instruções primeiro, mas o mais importante, mantenha a palma da mão no cabo e os olhos no prego.

Bruce

#13 ·
Ok, talvez alguém leia isto e me ajude.....sendo um tipo de gato curioso, eu puxei minha 16ga PB 409.....bem, não há nenhum algarismo romano em lugar nenhum.....mas há 1952 na mesa d'água (bastante claro, mas linha muito fina)......ok
....então eu puxo minha 12ga 410E e novamente não há algarismos romanos em lugar nenhum....mas há 1949 (linha fina) na mesa d'água....ok
....então estou pensando que ou vocês são loucos ou meus velhos comedores de alho especiais de Gardone passaram pelo datador de prova....não é?

Então eu puxo outra 12ga 409E mais nova e vejam só, lá estão eles.... mais lisos que meleca em uma maçaneta XVI (1960 de acordo com vocês) e sem algarismos de "pode ser uma data" de linha fina....ok
.....mas onde isso deixa meus dois órfãos lado a lado?
......eles não poderiam ser descritos como pistolas......
Os algarismos arábicos são datas?......e tudo isso significa que essas armas são apenas wannabes da equipe júnior?.. :?
....se apresse, pessoal, vou caçar na segunda-feira e estou tentando decidir se vou colocar esses vagabundos no banco por me enganarem e tirar os japoneses e os alemães de sua programação normal.... :shock: .....ou apenas multar os Itieys por conduta imprópria :| .....Art

#14 ·
lizardbreath said:
Okay .....mas onde ficam meus dois orphink side by twixtes?......eles não poderiam ser descritos como pistolas......
Os algarismos arábicos são datas?......
A postagem original diz: "Em alguns casos, especialmente em pistolas mais antigas, a data real em algarismos arábicos pode ser usada..." Observe que não diz apenas em pistolas. Não duvido que os algarismos arábicos em suas armas sejam, de fato, os anos de fabricação.

#15 ·
Bem, obrigado Seamus pela resposta rápida (é exatamente o que eu queria ouvir).......Eu não estava sendo completamente honesto.....na verdade, nada parecido com completamente.......Eu não vou a lugar nenhum amanhã....Eu estou realmente doente como um cão.....mas eu realmente queria saber de qualquer maneira :) não há muito o que fazer quando você está doente na cama.....Obrigado.....Art

#18 ·
Seamus, você sabe em que período de tempo os 686 Essential foram feitos? Eu tenho um Silver Essential e a parte inferior do cano está bem arranhada e não consigo ler muita coisa nela.

Obrigado pela sua ajuda. :D

#19 ·
Jerry, o Blue Book diz que o Silver Essential foi importado apenas durante 1997-98. Eu esperaria que o código da data fosse BI ou BL, mas poderia ser BH (feito em '96, importado em '97).

#20 ·
Obrigado Seamus :D Eu pensei que fosse por volta de meados para o final dos anos 90. Você sabe se uma pessoa pode descobrir a história de uma arma?

Se não, continuarei atirando e aproveitando. :D

#24 ·
A Beretta USA não tem um gráfico de códigos de data em seu site que seja mais atualizado do que o acima, e eu ainda não encontrei o site do órgão de prova do governo italiano. No entanto, suspeito que eles pularam CE em 2010, assim como pularam BE (E é muito fácil de confundir com F). Se isso estiver correto, CF indicaria 2010.

#25 ·
Confirmação: CF (em caixa) em um novo AL 391 Urika 2 Sporting 30" 12 ga. Eu acabei de pegá-lo na semana passada de um revendedor e eles acabaram de recebê-lo da Beretta.

A nomenclatura CF está na parte inferior do receptor e no cano.

Realmente uma linda espingarda (segunda Urika no meu cofre). A minha anterior é uma Urika 20 ga mais antiga!

Mas o que significa "extra grain" na empunhadura?